Professor do Unifeb tem projeto indicado para prêmio nacional do CNPq
30/04/2018 às : | Por:
Entre centenas de projetos inscritos, o projeto desenvolvido pelo docente do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (UNIFEB), Antônio Marangoni, intitulado “ Estudo dos Efeitos das Variáveis de Extrusão Sobre as Propriedades Mecânicas do Ácido Polilático (PLA) Obtidas por Intermédio de Ensaio de Tração. ”, foi indicado para concorrer ao Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Inscrito na categoria Ciências Exatas, da Terra e Engenharias, o trabalho tem o objetivo de demonstrar a viabilidade mecânica do uso do polímero PLA (biodegradável) no lugar do acrilonitrila-butadieno-estireno (ABS) (não biodegradável), muito utilizado na indústria automobilística em peças como painel e para-choque. Em 2014 o docente teve outro projeto premiado pela entidade e considera a indicação uma importante conquista, " só de ser indicado já é uma vitória, pois foi uma escolha entre mais de uma centena de trabalhos", disse.
Os trabalhos de Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq, indicados para concorrer ao Prêmio, são aqueles que apresentaram os melhores relatórios, classificados ou premiados pelo comitê interno ou externo nas jornadas, salões e seminários realizados nas instituições de ensino e pesquisa durante o segundo semestre de 2017. O resultado será divulgado pelo CNPq até 18 de maio de 2018, no endereço: www.destaqueict.cnpq.br
O Prêmio
Para reforçar as ações e premiar os bolsistas de iniciação científica dos programas institucionais, em 2003, o CNPq criou o "Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica" - atribuído em duas categorias: Bolsista de Iniciação Científica e Mérito Institucional - com os objetivos de premiar os trabalhos de destaque entre os bolsistas de Iniciação Científica do CNPq, considerando os aspectos de relevância e qualidade de seu relatório final de pesquisa que contribuíram de forma relevante para o alcance das metas do Programa.
O Prêmio é atribuído em três categorias: Bolsista de Iniciação Científica; Bolsista de Iniciação Tecnológica, e Mérito Institucional.
A partir da edição de 2016, a premiação foi ajustada para permitir ao agraciado a opção por uma bolsa de Mestrado ou de Doutorado no país, devendo para tanto apresentar carta de aceite do curso de pós-Graduação da instituição de ensino e pesquisa e atender aos critérios normativos do CNPq.
A premiação consiste de:
•Quantia em dinheiro, ao bolsista agraciado por categoria e por cada grande área do conhecimento, no valor de R$ 7.000,00 (sete mil reais);
•Uma bolsa de Mestrado ou de Doutorado, no país, ao bolsista agraciado, por categoria e por cada grande área do conhecimento, e
•Uma passagem aérea e hospedagem para permitir a participação dos agraciados na 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a ser realizada em julho de 2018.